Práticas sustentáveis no HSV

Preservar o meio ambiente também é uma forma de cuidar do paciente. O Hospital Santa Virgínia (HSV) tem o compromisso com o desenvolvimento sustentável e as boas práticas de preservação ambiental.

Anualmente, o HSV desenvolve projetos para a conservação dos recursos naturais. Captação e reaproveitamento da água da chuva, o gerenciamento de resíduos e o uso equilibrado de matérias-primas são algumas das atividades do HSV. Realizar ações práticas para diminuir os impactos ambientais é um compromisso de todos.

Confira, na linha do tempo, as ações executadas pelo Hospital Santa Virgínia para a preservação do meio ambiente.

2003

Gestão de resíduos 

Visando ao futuro das próximas gerações, o Hospital Santa Virgínia iniciou a coleta seletiva dos resíduos gerados na instituição. Esta medida está alinhada ao Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS).

2009

Reciclagem é um dos caminhos

Em 17 de fevereiro de 2009, o Hospital Santa Virgínia cria a Comissão de Resíduos, com o objetivo de enfatizar ainda mais o tratamento correto de resíduos gerados.

2015

Reaproveitamento da água 

Em 2015, o HSV instala o sistema de armazenamento de água da chuva, em um “boiler”. Por meio da energia solar, o equipamento esquenta a água, que, posteriormente, é utilizada nas torneiras e vasos sanitários da instituição.

2018

Novo olhar para a Sustentabilidade

Com o objetivo de se aprofundar em ações de preservação do meio ambiente, em 2018, o Hospital Santa Virgínia traça um novo Plano de Trabalho Sustentável. A ação visa atingir todos os níveis e setores da instituição.

2018

Campanha Prato Limpo 

Ser sustentável é evitar o desperdício! Em agosto de 2018, o Hospital Santa Virgínia inicia a “Campanha Prato Limpo”, com a mobilização dos colaboradores e médicos. No primeiro ano do projeto, foi possível reduzir em 34% o desperdício de alimentos no refeitório do HSV.

2019

Reciclagem do óleo

Em 2019, o Hospital Santa Virgínia encaminhou cerca de 690 litros de óleo de cozinha para a empresa de reaproveitamento, transformando em produtos de limpeza. Essa prática deixou de poluir mais de 17 milhões de litros de água.

2019

Reutilização do plástico  

O plástico é um dos materiais mais poluentes na natureza. Assim, a partir de janeiro de 2019, o HSV inicia a destinação de embalagens para o tratamento adequado por uma empresa especializada. Desde o início do projeto, foram reciclados 9.620 galões utilizados no setor de Hemodiálise.

2019 

Pássaros Verdes 

Em fevereiro de 2019, é implantado o Projeto Pássaros Verdes. A equipe do Serviço de Higienização e Limpeza (SHL) auxilia na fiscalização da segregação correta de resíduos, promovendo o descarte consciente no HSV.

2019

Treinamentos institucionais  

Reforçando a importância do descarte correto de resíduos, em março e abril de 2019, a instituição realiza treinamentos aos colaboradores para atualização sobre o Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS).

2019

Parceria sustentável 

A partir de abril de 2019, o HSV começa a realizar a logística reversa de embalagens de álcool em gel e espuma, galões, tecido SMS e frascos. De abril a dezembro do mesmo ano, foram encaminhadas 1.168 unidades para reciclagem.

2019

 Redução do plástico

O Brasil é um dos países que mais produz lixo plástico no mundo. Pensando nisso, em maio de 2019, o Hospital Santa Virgínia adota a redução do uso de plástico em suas dependências, principalmente no refeitório e na lanchonete, com impactos significativos.

2019 

 Centro Cirúrgico Recicla 

Visando ao descarte correto dos resíduos, em setembro de 2019, o HSV inicia o projeto Centro Cirúrgico Recicla. A medida tem alcançado o seu objetivo de melhorar a qualidade da reciclagem dos resíduos gerados nas cirurgias.

2019

 Rede Hospitais Verdes e Saudáveis

Em setembro de 2019, o HSV passa a integrar a Rede Global Hospitais Verdes e Saudáveis, comprometendo-se com dois pilares principais: liderança com foco sustentável e segregação eficiente de resíduos.

2019 

 5Rs - Reciclagem 

Em 2019, o Hospital Santa Virgínia encaminhou para reciclagem cerca de 49 toneladas de resíduos, divididos em papel, papelão, plástico e metal. Além disso, no mesmo ano, o HSV intensificou a prática dos 5Rs: reduzir, repensar, reaproveitar, reciclar e recusar.

Endereço

Av. Celso Garcia, 2294
Belém - São Paulo/SP

Contatos

Email: sac@hsv.org.br 
Tel: +55 (11) 2799-3100