Hospital Santa Virginia - Imprensa - Clipping




Contato

Assessoria de Comunicação do Hospital Santa Virgínia

Telefone: (11) 2799-3493 ou (11) 2799-3494



RELEASES

Conheça a história do Hospital Santa Virgínia

A história do Hospital Santa Virgínia está relacionada com a fundação da Universidade Livre de São Paulo, em 19 de novembro de 1911, cujo quadro de docentes passou a contar, dois anos depois, com o médico italiano Prof. Dr. Carlo Brunetti.

Em 5 de julho de 1915, a Instituição comprou uma chácara na Avenida Celso Garcia, no Belenzinho, para a construção de um hospital que possibilitasse a prática dos alunos do curso de Medicina. Com isso, 23 de julho de 1916, tornou-se o primeiro hospital-escola do Estado de São Paulo.

Em 1918, após o fechamento da Universidade Livre de São Paulo, por questões políticas, o médico Eduardo Augusto Ribeiro Guimarães vendeu o hospital para Carlo Brunetti e Salvatori Battaglia. No ano seguinte, em 6 de dezembro de 1919, foi fundada a Sociedade Civil Hospital de Caridade do Braz com o objetivo de auxiliar a conclusão da obra. Nessa segunda fase, a manutenção, novas construções e melhorias na Instituição foram patrocinadas pelo Dr. Carlo Brunetti, que se tornou o único proprietário.

Além de dominar a técnica da Medicina, ele era um verdadeiro médico cristão. Em 1935, o Dr. Carlo Brunetti solicitou à Congregação das Filhas de Nossa Senhora do Monte Calvário, com sede na Itália, que enviasse religiosas para que lhe auxiliassem no atendimento dos pacientes e, mais tarde, na gestão do hospital.

Em novembro daquele ano, um grupo de 15 Irmãs começou a atuar no Hospital de Caridade do Braz, prestando assistência religiosa e de enfermagem aos pacientes e seus familiares.

Em 1947, o Dr. Carlo Brunetti transferiu oficialmente a Instituição para a Congregação que, desde então, é a sua entidade mantenedora. Seu principal objetivo com o gesto de extrema generosidade foi eternizar sua obra, mantendo a vocação religiosa do hospital, o espírito de caridade, a atuação pautada nos valores morais e éticos e, principalmente, o atendimento humanizado.

Em 1959, o antigo Hospital de Caridade do Braz foi batizado pela mantenedora como Hospital São José do Braz, como forma de evidenciar ainda mais seu caráter cristão.

Um ano após a canonização de Virgínia Centurione Bracelli, em 2004, a entidade foi rebatizada como Hospital Santa Virgínia, uma homenagem à fundadora da Congregação das Filhas de Nossa Senhora do Monte Calvário.

Atualmente, a direção do hospital é composta pelas Irmãs Maria de Fátima da Cruz, presidente e diretora-financeira, e Maria Eni Queiroz de Oliveira, vice-presidente e diretora-administrativa.

Hospital Santa Virgínia inaugura nova ala de internação

Próximo de completar 100 anos, Hospital Santa Virgínia investe em novas instalações para aprimorar o atendimento humanizado oferecido aos pacientes No dia 4 de abril, o Hospital Santa Virgínia inaugurou uma nova ala de internação, composta por 14 leitos amplos e modernos.

Com uma completa infraestrutura, as novas instalações estão preparadas para acomodar pacientes em diversas condições, mas principalmente, aqueles que estão em um quadro pós-operatório que exige cuidados específicos para a recuperação.

“Essa nova ala foi totalmente planejada para atender o fluxo de trabalho dos profissionais de enfermagem e dos médicos, mas, sobretudo, promover o conforto e bem-estar dos nossos pacientes e seus acompanhantes, característica do atendimento humanizado do nosso hospital”, destaca o Dr. Alexandre Fortini, diretor-técnico do HSV.

As novas instalações estão bem próximas à Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e ao Centro de Diagnóstico, o que permitirá mais agilidade aos profissionais que prestam atendimento e mais comodidade aos pacientes internados em qualquer especialidade.

Com essa nova área, o Hospital Santa Virgínia passa a disponibilizar no total, 102 leitos divididos entre internação, centro clínico e pronto atendimento. “Assim, essa ampliação coloca o HSV em linha com as grandes instituições em rede da região leste da capital paulista”, avalia o Dr. Alexandre Fortini.

O Hospital Santa Virgínia fica na Av. Celso Garcia, 2.294, no bairro do Belenzinho, próximo à Estação Belém do Metrô.


Sobre o Hospital Santa Virgínia

Com quase um século de existência, o Hospital Santa Virgínia é uma instituição privada, sem fins lucrativos, que olha para frente. Visa aprimorar suas habilidades técnicas e colocar à disposição de seus pacientes profissionais altamente capacitados e tecnologia de ponta, sem se esquecer do que é mais importante: o atendimento humanizado.

 Imprensa  Centenário  Contato
Av. Celso Garcia, 2.294 - Belenzinho - SP
Hospital Santa Virgínia © 2018