Hospital Santa Virginia - Institucional - História

História

A história do Hospital Santa Virgínia está relacionada com a fundação da Universidade Livre de São Paulo, em 19 de novembro de 1911, cujo quadro de docentes passou a contar, dois anos depois, com o médico italiano Prof. Dr. Carlo Brunetti.

Em 5 de julho de 1915, a Instituição comprou uma chácara na Avenida Celso Garcia, no Belenzinho, para a construção de um hospital que possibilitasse a prática dos alunos do curso de Medicina. Com isso, tornou-se o primeiro hospital-escola do Estado de São Paulo.

Em 1918, após o fechamento da Universidade Livre de São Paulo, por questões políticas, o médico Eduardo Augusto Ribeiro Guimarães vendeu o hospital para Carlo Brunetti e Salvatori Battaglia.

No ano seguinte, em 6 de dezembro de 1919, foi fundada a Sociedade Civil Hospital de Caridade do Braz com o objetivo de auxiliar a conclusão da obra. Nessa segunda fase, a manutenção, novas construções e melhorias da Instituição foram patrocinadas pelo Dr. Carlo Brunetti, que se tornou o único proprietário.

Além de dominar a técnica da Medicina, ele era um verdadeiro médico cristão. Em 1935, o Dr. Carlo Brunetti solicitou à Congregação das Filhas de Nossa Senhora do Monte Calvário, com sede na Itália, que enviasse religiosas que lhe auxiliassem no atendimento dos pacientes e, mais tarde, na gestão do hospital.

Em novembro daquele ano, um grupo de 15 Irmãs começou a atuar no Hospital de Caridade do Braz, prestando assistência religiosa e de enfermagem aos pacientes e seus familiares.

Em 1947, o Dr. Carlo Brunetti transferiu oficialmente a Instituição para a Congregação que, desde então, é a sua entidade mantenedora. Seu principal objetivo com o gesto de extrema generosidade foi eternizar sua obra, mantendo a vocação religiosa do hospital, o espírito de caridade, a atuação pautada nos valores morais e éticos e, principalmente, o atendimento humanizado.

Em 1959, o antigo Hospital de Caridade do Braz foi batizado pela mantenedora como Hospital São José do Braz, como forma de evidenciar ainda mais seu caráter cristão.

Um ano após a canonização de Virgínia Centurione Bracelli, em 2004, a entidade foi rebatizada como Hospital Santa Virgínia, uma homenagem à fundadora da Congregação.

Fotografias Históricas

 Imprensa  Centenário  Contato
Av. Celso Garcia, 2.294 - Belenzinho - SP
Hospital Santa Virgínia © 2018