Hospital Santa Virginia - Institucional - Politicas Organizacionais

POLÍTICAS ORGANIZACIONAIS

• Política de Gestão da Qualidade

A Política de Gestão da Qualidade consiste num conjunto de ações para promover o contínuo aprimoramento de todos os serviços realizados pelo Hospital Santa Virgínia. Está estruturada nos seguintes eixos: Gestão de documentos (com a disponibilização e controle dos documentos de forma eficiente e segura, seguindo as respectivas diretrizes, protocolos e Procedimentos Operacionais Padrão – POP, e baseados em evidências de melhores práticas); Gestão de riscos (aplicação periódica e contínua de políticas, procedimentos, ações e recursos visando à melhoria contínua dos processos para identificação e avaliação de riscos e eventos adversos, seguindo as 6 metas internacionais de Segurança do Paciente e as melhores práticas assistenciais); Auditorias internas (audita os processos assistenciais e administrativos, de forma sistêmica e disciplinada, com foco na segurança e qualidade); Gestão de indicadores (análise e monitoramento dos indicadores de desempenho de processos e de resultados, acompanhando o cumprimento dos objetivos, metas e planejamento estratégico da Instituição); e Melhoria Contínua (disseminação da cultura institucional e melhoria dos processos por meio de programas de treinamento e capacitação).

• Política de Gestão de Pessoas

O constante aperfeiçoamento profissional, o reconhecimento e a valorização dos colaboradores é um dos Valores do Hospital Santa Virgínia. Assim, a Instituição mantém programas de desenvolvimento e gestão de pessoas, entre eles: Programa de Liderança, Programa de Recrutamento Interno (PRI), Programas de Estagiários, de Trainee e de Jovens Aprendizes.

A Política preconiza estabelecer e formar lideranças atuantes, receptivas a novas ideias, capazes de liderar e motivar seus colaboradores, valorizando a necessária renovação de talentos, com a capacitação e estímulo ao desenvolvimento de competências.

Também contribui para manter um clima de respeito e maturidade nas relações de trabalho, favorecendo o alcance dos objetivos do Hospital Santa Virgínia, conforme as Normas e Diretrizes do Regulamento Interno. Procura fortalecer a convicção de que cada atividade pode ser realizada conforme padrões de qualidade definidos, em contínuo processo de aprimoramento, com o cumprimento dos procedimentos operacionais e protocolos assistenciais. Por fim, a política tem o objetivo de garantir o bem-estar e a qualidade de vida dos colaboradores, evitando a ocorrência de acidentes e doenças ocupacionais, com a realização de programas e ações preventivas.

• Política de Comunicação Institucional

Estabelece os princípios e diretrizes que norteiam os processos de comunicação no Hospital Santa Virgínia, assegurando a transparência na divulgação das informações, conforme critérios éticos e responsáveis, para os públicos interno e externo. A estrutura de Comunicação está vinculada ao setor de Marketing, subordinado à Diretoria de Planejamento, contemplando as ações de: Comunicação Interna, Comunicação digital e audiovisual, Publicidade, Assessoria de Imprensa e Relações Públicas.

O documento sintetiza orientações e estratégias voltadas para a gestão da comunicação, gestão de conteúdo, bem como os padrões para divulgação institucional em diferentes mídias. Almeja contribuir para o estabelecimento de boas práticas organizacionais, buscando a humanização dos conteúdos e a aproximação com os públicos de relacionamento. Também visa acompanhar e avaliar o fluxo informacional e o uso eficaz dos canais de comunicação no HSV, a fim de promover e fortalecer a imagem institucional.

• Política Financeira

O Setor Financeiro é o centro da Instituição, pois se relaciona com todos os demais departamentos, gerando obrigação a ser cumprida. O setor é responsável pela Tesouraria, Contas a Pagar (controla todos os pagamentos a serem realizados pela Instituição, tais como: fornecedores, funcionários, impostos, entre outros); Contas a Receber (controla todo o recebimento das receitas geradas pela Instituição); além do fluxo de caixa, captação e investimentos de recursos oriundos da atividade hospitalar. A Política Financeira orienta as boas práticas de controle financeiro, que realiza toda a conciliação da movimentação bancária da Instituição Hospitalar, analisa a estrutura de capital e busca alternativas de financiamentos e investimentos.

• Política de Gestão de Custos

A Gestão de Custos no Hospital Santa Virgínia objetiva o controle dos custos gerados na produção e serviços; fornece informações por meio de relatórios, consentindo, assim, acesso que possa subsidiar as tomadas de decisões para um resultado eficiente e eficaz, a fim de atingir o crescimento almejado na área hospitalar. O método seguido é feito por meio de custeio de absorção, trazendo a gestão das unidades tal como da alta direção.

• Política de Gestão Ambiental

O Hospital Santa Virgínia, junto ao Departamento Jurídico Interno e à Engenharia, busca atender a todos os requisitos legais, protegendo e conservando o meio ambiente; preza pela economia de energia e busca a conscientização do consumo da água entre os colaboradores; mantém programas de aproveitamento de água da osmose reversa e captação de água da chuva para reaproveitamento adequado. Gerenciamos os resíduos conforme determinações legais e por meio do Programa de Resíduos.

• Política de Gestão da Informação

A Política de Gestão da Informação tem como objetivo orientar os colaboradores do Hospital Santa Virgínia quanto à utilização dos Recursos de Tecnologia da Informação. Todos recebem uma cópia impressa da Política de Gestão da Informação, que acompanha um termo de responsabilidade, assinado pelo colaborador e arquivado no departamento de Recursos Humanos. O setor de Tecnologia da Informação preserva o patrimônio tecnológico do Hospital Santa Virgínia, objetivando um atendimento de qualidade.

• Política Institucional de Consentimento Informado e Esclarecido

O Hospital Santa Virgínia preza pelo cliente hospitalar trabalhando com a transparência, esclarecimentos e informações a respeito dos riscos dos procedimentos e tratamentos propostos, de forma objetiva e clara, para que, assim, o paciente possa optar pela aceitação ou não da continuidade do tratamento ou procedimento cirúrgico junto ao seu médico, por meio do Protocolo de Cirurgia Segura: consentimento anestésico e consentimento cirúrgico.

• Política de Identificação do Paciente

O Hospital Santa Virgínia identifica o paciente de forma fidedigna para garantir a segurança do processo assistencial e hospitalar. A identificação do paciente se dá por meio de pulseiras com os seguintes identificadores: nome completo, data de nascimento e o número de atendimento, preservando o cliente hospitalar para o atendimento seguro e correto. Há, também, a confirmação dos dados diretamente com o paciente, responsável ou acompanhante, com pelo menos dois identificadores.

• Política de Qualificação de Fornecedores

O Hospital Santa Virgínia estabelece os critérios e orienta os fornecedores sobre os procedimentos e documentações técnicas exigidas para avaliação do Departamento Jurídico Interno e aprovação da Diretoria Administrativa.

O processo de avaliação de fornecedores tem como objetivo permitir que se estabeleça um bom relacionamento com fornecedores que estejam alinhados com os valores da Instituição, garantindo o fornecimento de materiais, medicamentos, alimentos, máquinas e equipamentos, componentes e serviços para o adequado funcionamento do Hospital, com a melhor qualidade, melhor atendimento e menor custo, com comprometimento ambiental e com responsabilidade social, preservando a qualidade dos serviços prestados aos nossos clientes. Cada setor hospitalar que possui contato direto com o fornecedor/terceiro tem a responsabilidade de avaliar a prestação do serviço, assim como seus produtos, e verificar se está de acordo com as legislações vigentes. Quando necessário, também realiza visitas técnicas aos fornecedores críticos.

Os setores de Suprimentos e de Órteses, Próteses e Materiais Especiais (OPME), a Central de Material Esterilizado (CME), o Almoxarifado e a Farmácia Hospitalar têm o dever de inspecionar o recebimento de materiais e medicamentos, estabelecendo critérios para aceite ou devolução.

• Política de Segurança do Paciente

O Núcleo de Segurança do Paciente do Hospital Santa Virgínia atende as diretrizes do Programa Nacional de Segurança do Paciente, do Ministério da Saúde, e também da Resolução nº 36/2013, da Anvisa. Está vinculado ao setor de Qualidade do HSV. A comissão multidisciplinar é composta por gestores das áreas assistenciais e de apoio, com o intuito de disseminar a cultura de segurança e as orientações técnico-administrativas, tendo como foco primordial prevenir a ocorrência de incidentes e eventos adversos relacionados à assistência aos pacientes e aos profissionais da Instituição.

Além dos Protocolos Básicos de Segurança do Paciente, de acordo com a portaria nº 1377/2095 do Ministério da Saúde, o HSV segue outros protocolos assistenciais, visando ao atendimento humanizado de qualidade e constante aperfeiçoamento dos processos.

Também realiza o mapeamento e gerenciamento de riscos, definindo estratégias e ações preventivas, em conjunto com as comissões de Controle de Infecção Hospitalar, Ética em Enfermagem, Ética Médica, Prontuário e Óbito, Hemoterapia, Resíduos, Riscos, Padronização de Materiais e Terapia Nutricional.

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