Hospital Santa Virginia - Institucional - Notícias



"Convertei-vos e crede no Evangelho!"

Pastoral da Saúde do HSV promove missa de Quarta-feira de Cinzas, com a participação de colaboradores, médicos e pacientes do hospital

Em 26 de fevereiro de 2020, os colaboradores, médicos e pacientes do Hospital Santa Virgínia (HSV) participaram da missa promovida pela Pastoral da Saúde na capela da instituição. A Quarta-Feira de Cinzas marca o início da Quaresma, tempo de preparação para a Festa da Páscoa.

A solenidade também coincide com a abertura da Campanha da Fraternidade de 2020, com o tema “Fraternidade e vida: dom e compromisso”, e o lema: “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele”, em memória ao exemplo de caridade de Santa Dulce dos Pobres. “Neste ano, a Campanha nos convida ao cuidado com os que estão próximos a nós e com quem mais necessita, valorizando a vida e abandonando toda forma de negligência”, disse a Irmã Madalena Cristina Frederico, da Pastoral da Saúde do HSV, no comentário inicial.

Na homilia, o Padre Lauro Wisnieski explicou que a Quaresma nos propõe três práticas, voltadas para o próximo (caridade), para Deus (oração) e para si mesmo (jejum). “Damos início a nossa caminhada quaresmal, com o desejo profundo de conversão, mudança de vida e de atitudes. Seguindo o exemplo de Cristo, somos convidados à prática da caridade (que significa acolher e ter compaixão pelo próximo); da oração (estabelecendo uma relação mais próxima com Deus) e do jejum (com sacrifício, penitência e abstinência para o crescimento espiritual).

O colaborador Gabriel Pereira de Matos, da Diretoria Administrativa, foi o cerimoniário da Liturgia. A Primeira Leitura (veja abaixo) foi proclamada pelo analista de Recursos Humanos, Givanildo Costa, e a Segunda Leitura, pela enfermeira de Hotelaria Hospitalar, Patrícia Alves da Silva. Já as Preces da Assembleia foram feitas pelo diretor técnico do HSV, Dr. Alexandre Fortini.

Caminho de conversão e renovação da vida

Durante a imposição das cinzas, fazendo o Sinal da Cruz na fronte, o sacerdote dizia a cada fiel: “Convertei-vos e crede no Evangelho!”. Segundo o Padre Lauro, este gesto simboliza o “despertar para a necessidade da conversão, buscando uma vida nova e o comprometimento com o outro”.

A missa teve a participação do Coral Santa Virgínia, regido pelo maestro e organista Afonso Carlos Zelli, com a colaboração do violinista Everton Ceccopieri. O coral é formado pela Irmã Raimunda Cardoso e pelos colaboradores Ivani de Souza Barbosa, Janaína Moreto, Margarida de Almeida, Maria de Fátima Brito Lins, Maria Goretti, Reginaldo Meira e Vitor do Prado.

Ao final da celebração, o coral entoou o hino da Campanha da Fraternidade 2020, cujo refrão diz: “Peregrinos, aprendemos nesta estrada o que o “Bom Samaritano” ensinou: ao passar por uma vida ameaçada, ele a viu, compadeceu-se e cuidou.”

As palavras finais do sacerdote foram: “Desejo a todos uma boa Quaresma. Com esta conversão diária, estejamos preparados para celebrar o mistério pascal, em que Cristo dá sua vida por amor a nós.”

As missas celebradas na Capela Santa Virgínia acontecem todas as segundas, quartas e sextas-feiras, às 12h, e às terças, quintas e sábados, às 7h. Os dias e horários podem ser alterados de acordo com a programação da Pastoral.

Faça seu pedido de oração na Capela Virtual

Leituras da Missa

Primeira Leitura: Joel 2, 12-18

Salmo (50): “Misericórdia, ó Senhor, pois pecamos”.

Segunda Leitura: 2 Coríntios 5, 20-6,2

Evangelho: Mateus 6, 1-6.16-18

Pastoral da Saúde

A Pastoral da Saúde do Hospital Santa Virgínia é formada por religiosas da Congregação das Filhas de Nossa Senhora do Monte Calvário e por sacerdotes. Diariamente, visitam os pacientes em seus leitos e na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), ministrando sacramentos, fazendo orações e também amparando as famílias com palavras de apoio e conforto espiritual.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Hospital Santa Virgínia | Publicado em: 6/3/2020

Bootstrap Slider
 Imprensa  Centenário  Contato
Av. Celso Garcia, 2.294 - Belém - São Paulo/SP
Hospital Santa Virgínia © 2020