Hospital Santa Virginia - Institucional - Notícias



15 anos de Ação: quinta viagem a Vinhático

Pelo quinto ano consecutivo, a Ação Solidária HSV realiza atividades assistenciais à comunidade e crianças atendidas pela Casa Terezinha Zonfrilli, no Espírito Santo

Entre os dias 26 de junho e 1º de julho de 2019, um grupo de 40 voluntários da Ação Solidária HSV visitou a Casa Terezinha Zonfrilli, em Vinhático, no interior do estado do Espírito Santo. A equipe formada por médicos, enfermeiros e colaboradores de diferentes áreas do Hospital Santa Virgínia realizou atendimentos e avaliação da saúde das crianças atendidas pela instituição e adultos da comunidade local. Cerca de 700 pessoas foram beneficiadas.

Assim como em 2018, este ano, o projeto deu continuidade aos atendimentos domiciliares. Durante três dias, uma equipe de médicos e enfermeiros realizaram assistência médica nas casas dos moradores da região. Foram beneficiados 54 adultos e idosos, com orientações, entrega de remédios e, em casos necessários, encaminhamento para a realização de exames de ultrassom e eletrocardiograma (disponibilizados pela Ação Solidária HSV). “De um ano para outro, notamos uma evolução no quadro de saúde dos pacientes, com melhorias na parte clínica e também na autoestima da população, que está mais consciente sobre as formas de prevenção e a continuidade do tratamento”, relatou Claudia Canegrati, gerente de humanização do Hospital Santa Virgínia.

As crianças da Casa Terezinha Zonfrilli receberam atendimentos em Pediatria, Bucomaxilofacial, Clínica Médica e também exames de visão. Desde a primeira visita, são feitas avaliações comparativas das condições de saúde das crianças e adolescentes. “Anualmente, os resultados são positivos, dentro da realidade local. Observamos o empenho das Irmãs e da equipe de colaboradores da Casa para manter todas as orientações transmitidas pela Ação Solidária, após o término dos nossos trabalhos”, afirmou Claudia.

As crianças também receberam o tratamento no “salão de beleza”, com cuidados à saúde capilar, e o momento de massagem, com hidratação da pele.  Todos que passaram pelo atendimento (adultos e crianças) foram presenteados com mochilas, bonés, kits de higiene pessoal, doces, entre outros itens. “Agradeço a todos os parceiros que contribuíram pelo gesto tão nobre, pois, sem eles, nada seria possível”, comentou Claudia Canegrati.


Como nos anos anteriores, a equipe participou da missa em honra ao Imaculado Coração de Maria. “Agradecemos os voluntários da Ação Solidária que vieram de São Paulo para realizar esse trabalho social e assistencial à comunidade de Vinhático. Que o Imaculado Coração de Maria abençoe a vida de cada um que colabora para que esse projeto aconteça”, comentou o Padre Valdinei Soares, reitor do Santuário do Imaculado Coração de Maria, em Vinhático.


Em 30 de junho, a equipe da Ação Solidária realizou a segunda edição do “Bazar Solidário”, com as vendas revertidas à Casa Terezinha Zonfrilli. Para a gerente de humanização, o evento é importante para a interação com os moradores da região. “O dia do bazar é muito divertido e alegre, pois, neste momento, a comunidade nos acolhe com tanto amor, que todos se tornam uma grande família”, ressaltou.


A cada ano, a equipe da Ação Solidária se renova. Em 2019, foram incluídos oito colaboradores. “Todo voluntário novo traz, com ele, a gratidão e uma grande esperança em poder contribuir com o que ele tem de melhor: amor ao próximo, disposição e respeito com todos e com o projeto”, comentou Claudia Canegrati.

Os “calouros” foram: Carla Aparecida Teixeira, Carla Lucena de Almeida, Oleguina Aparecida G. de Almeida, da Enfermagem; Silvana Eller, do Faturamento; Solange Barbosa da S. Repullio, de Recursos Humanos; Kaique M. dos Santos, do Marketing, além dos Drs. Armando José Paiva P. Ramos (anestesiologista) e Saulo Miranda Souza (radiologista). Confira abaixo depoimentos dos novos participantes sobre a quinta visita a Vinhático:



Bootstrap Slider
 Imprensa  Centenário  Contato
Av. Celso Garcia, 2.294 - Belém - São Paulo/SP
Hospital Santa Virgínia © 2020