Hospital Santa Virginia - Institucional - Notícias



Ação Solidária em Vinhático (ES)

Voluntários do Hospital Santa Virgínia promovem atividades assistenciais à comunidade e crianças atendidas pela Casa Terezinha Zonfrilli, no interior do Estado do Espírito Santo

Pelo quarto ano consecutivo, a Ação Solidária HSV visitou a Casa Terezinha Zonfrilli, em Vinhático, no interior do Estado do Espírito Santo. A equipe formada por médicos, enfermeiros e colaboradores de diferentes áreas do Hospital Santa Virgínia, entre os dias 27 de junho e 2 de julho de 2018, promoveu ações de integração social e avaliação da saúde das crianças e dos jovens atendidos pela instituição, além dos adultos da comunidade local. Cerca de 550 pessoas foram beneficiadas.

Os atendimentos prestados foram em bucomaxilofacial, clínica médica, pediatria e exames de visão, além da entrega de medicamentos e orientações de higiene pessoal. Desde o início das visitas, são feitas análises e avaliações comparativas do quadro de saúde das crianças e dos adolescentes. “Estatisticamente, os dados apresentam uma evolução positiva e considerável a cada faixa etária. O acompanhamento da equipe dos colaboradores e irmãs da creche é fundamental”, relatou Claudia Canegrati, gerente de Humanização e responsável pelo projeto.

A novidade deste ano ficou por conta do atendimento domiciliar, em que médicos e enfermeiros realizaram assistência médica nas casas dos moradores da região. “Experiência única, inesquecível! Não só para a equipe, mas para cada família atendida. O resultado foi extremamente satisfatório”, afirmou Claudia.

Os voluntários da Ação Solidária também promoveram “salão de beleza”, massagem e uma divertida sessão de cinema para a comunidade, com direito a pipoca e refrigerante.

Todos que passaram pelo atendimento (adultos e crianças) foram presenteados com mochilas, bonés, kits de higiene pessoal, doces, entre outros itens.

Claudia Canegrati agradece a contribuição de todos para a realização do projeto. “Agradeço a todos os contribuintes, sejam eles de forma direta ou indireta. Sem os doadores, nada teria acontecido! Portanto, somente Deus para multiplicar em bênçãos a cada pessoa que nos auxiliou e fez com que esta ação fosse sucesso absoluto”, comentou.


Com a tradicional dança da quadrilha, foi realizado nas instalações ao lado da creche o “Arraiá da Zonfrilli”, festa junina organizada pelo grupo da Ação Solidária, em parceria com a comunidade local.

Assim como nos anos anteriores, a comemoração contou com barracas de doces e salgados, preparados pelos moradores da região. Os voluntários da Ação Solidária realizaram jogos e brincadeiras, com prendas arrecadadas pelos colaboradores do Hospital Santa Virgínia.

“O sucesso da festa é esperado, pois temos a participação direta dos voluntários, com a apresentação da dança da quadrilha e interação com as crianças”, afirmou Claudia.


Em 2017, o espetáculo foi da “Turma do Chaves”. Este ano, os voluntários da Ação Solidária realizaram uma apresentação com o tema da Copa do Mundo. A peça “Um tapa de luva” retrata a história de um garoto que sonha em ser jogador de futebol, transmitindo valores como respeito ao próximo, paz, fé, determinação, esperança e cidadania.

“O tema das peças teatrais que apresentamos todos os anos é cuidadosamente estudado, conforme a necessidade e realidade do local. A experiência em poder transmitir de forma educativa o conteúdo da peça auxilia diretamente no dia a dia das crianças na creche”, relatou a gerente de Humanização.

Os voluntários também participaram da missa em agradecimento, no Santuário do Imaculado Coração de Maria, em Vinhático.

Pela primeira vez, foi organizado o Bazar Solidário, com as vendas revertidas para a Casa Terezinha Zonfrilli. “O bazar foi um sucesso! Com esta ação, pudemos beneficiar muitas famílias e estreitar o relacionamento com a comunidade, de forma alegre e descontraída”, comentou Claudia.


A cada ano, a família Ação Solidária cresce mais! Em 2018, a equipe foi composta por 43 voluntários, sendo que sete deles participaram do projeto pela primeira vez: José Gonçalves, da Humanização; Margarida N. de Almeida, do SPR; Emerson Januário e Josias da S. Braga, da Enfermagem; Ricardo Antônio G. Trujillo, do Centro de Diagnóstico por Imagem; Drs. Jefferson Jaber e Simone Corazza, médicos do HSV, além do motorista Romero Almeida Rodrigues, que participa do projeto desde 2016.

Para Claudia, a renovação é fundamental para que, a cada ano, a equipe se fortaleça. “Cada convite aceito faz com que a união do grupo se fortaleça mais. Um voluntário complementa o outro, seja em sua experiência profissional ou em sua ação pessoal”, concluiu.



Bootstrap Slider
 Imprensa  Centenário  Contato
Av. Celso Garcia, 2.294 - Belenzinho - SP
Hospital Santa Virgínia © 2018