Hospital Santa Virginia - Institucional - Notícias



Celebração da missa de Santo Antônio

Colaboradores, médicos e pacientes do HSV participam de solenidade organizada pela Pastoral da Saúde do Hospital Santa Virgínia

Em 13 de junho de 2019, os colaboradores, médicos e pacientes do Hospital Santa Virgínia (HSV) participaram da missa especial em homenagem a Santo Antônio, considerado o padroeiro dos pobres. Leia mais sobre a história do frade franciscano

Organizada pela Pastoral da Saúde do HSV, a missa contou com a participação do Coral Santa Virgínia, formado pelos colaboradores do hospital, sob a regência do maestro Afonso Carlos Zelli. 

Na abertura da celebração, a Irmã Madalena Cristina Frederico comentou sobre a trajetória de Santo Antônio, que foi presbítero e Doutor da Igreja, um dos maiores pregadores do Evangelho, e que abraçou a vida de pobreza na Ordem Franciscana. “Que seu amor e dedicação à evangelização nos motivem em nossa vida cristã”, concluiu. 

A Primeira Leitura da missa foi proclamada pelo Dr. Alexandre Fortini, diretor técnico do Hospital Santa Virgínia. “Onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade”, dizia um trecho da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios. O salmo responsorial foi cantado pelo coral e as Preces da Assembleia foram feitas pela Irmã Madalena: “Senhor, ajudai-nos a seguir os Vossos passos”.

Na homilia, o Padre Lauro Wisnieski também recordou a memória de Santo Antônio, que nasceu em Lisboa (Portugal) e faleceu em Pádua (Itália), aos 36 anos. “Que possamos seguir o exemplo de Santo Antônio, levando os ensinamentos de Cristo, por meio da vivência da Palavra e do acolhimento e respeito ao próximo”, comentou. 

Ao término da celebração, o sacerdote abençoou os tradicionais pães, que foram entregues aos participantes da missa, e concluiu: “busquemos sempre o pão que nutre o corpo e alimenta a alma, renovando a fé, com a Palavra de Deus e a caridade aos pobres”. Enquanto isso, o coral entoava o cântico que dizia: “Santo Antônio, rogai por nós, intercedei a Deus por nós!”.

Significado dos “Pães de Santo Antônio”

Santo Antônio, um dos mais conhecidos santos da Igreja, foi um frade franciscano que viveu em Portugal, na França e na Itália no início do século 13. Ele entrou para a Ordem Franciscana e conviveu com São Francisco de Assis. Era reconhecido pela caridade e profundo amor na vivência e proclamação do Evangelho. Entre suas boas ações estavam a doação de alimentos aos pobres e a ajuda às moças que não podiam pagar o dote do casamento (por isso, ganhou a fama de “Santo casamenteiro”). A tradição de abençoar os pães e entregar às famílias no Dia de Santo Antônio simboliza a prática da caridade, a convivência fraterna e a crença de que nunca irá faltar o alimento naquele lar. 

Fonte: Assessoria de Comunicação do Hospital Santa Virgínia

Publicado em: 18/6/2019

Bootstrap Slider
 Imprensa  Centenário  Contato
Av. Celso Garcia, 2.294 - Belém - São Paulo/SP
Hospital Santa Virgínia © 2020