Hospital Santa Virginia - Institucional - Notícias



Corpus Christi

Anualmente, a Igreja Católica celebra a festa de Corpus Christi, que significa Corpo de Cristo, com o objetivo de celebrar o Mistério da Eucaristia, o sacramento do Corpo e do Sangue do Salvador.

A data é marcada para relembrar a Última Ceia de Jesus com seus discípulos, na Quinta-feira Santa, quando o mestre instituiu o Sacramento da Eucaristia.

A celebração teve origem em 1243, em Liège, na Bélgica, quando a freira Juliana de Cornion teve visões de Cristo, pedindo que fosse destacado o Mistério Eucarístico. Anos depois, em 1264, o papa Urbano IV, por meio da Bula Papal “Transiturus de hoc mundo”, instituiu a festa oficialmente na quinta-feira após a Oitava de Pentecostes.

No Brasil, a festa passou a fazer parte do calendário religioso em 1961, quando uma procissão saiu da Igreja de Madeira de Santo Antônio em direção à Igrejinha de Nossa Senhora de Fátima, na cidade de Brasília.

Várias localidades cultivam com os católicos a tradição de produzir tapetes de serragem e enfeitar as ruas. Essa homenagem teve início na cidade mineira de Ouro Preto.

Na festa de Corpus Christi, a liturgia é preparada com cânticos e leituras relacionadas ao Mistério da Eucaristia. A celebração inclui a missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento.

Fonte: Canção Nova 

 Imprensa  Centenário  Contato
Av. Celso Garcia, 2.294 - Belém - São Paulo/SP
Hospital Santa Virgínia © 2020