Hospital Santa Virginia - Institucional - Notícias



Dia Mundial do Meio Ambiente

Confira as ações sustentáveis realizadas pelo Hospital Santa Virgínia para a preservação e a utilização correta dos recursos naturais

Em 5 de junho, é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data foi estipulada em 1972, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e, anualmente, tem sido uma plataforma para conscientizar a população, empresas e países para a proteção ambiental. Em 2020, o tema da campanha é “Florestas e Biodiversidade”.

“A preservação do planeta e da biodiversidade é fundamental para a sobrevivência das próximas gerações. Precisamos da ajuda de todos para diminuirmos o consumo exagerado. Pequenos gestos, como repensar as compras desnecessárias, reutilizar materiais, diminuir desperdícios de comida, utilizar transporte público, apagar as luzes, economizar água e reciclar embalagens, fazem a diferença”, afirmou Patricia Alves da Silva, enfermeira de Hotelaria Hospitalar do Hospital Santa Virgínia (HSV). 

O cuidado ambiental também é um dos objetivos do HSV. Com um novo olhar para a sustentabilidade, em 2019, o hospital desenvolveu alguns projetos, entre eles: Pássaros Verdes (Descarte Consciente), Centro Cirúrgico Recicla, logística reversa de bags de álcool e tecidos SMS (TNT), além da melhoria do processo de gestão de resíduos de saúde. “As práticas buscaram engajar os colaboradores, ressaltando que uma instituição de saúde deve compartilhar ações sustentáveis em benefício ao meio ambiente”, relatou Patricia.

Principais resultados das ações realizadas em 2019:

- Cerca de 49 toneladas de resíduos sólidos enviados para reciclagem;

- Redução de 12% do resíduo infectante do Centro Cirúrgico (setembro a dezembro/19):

- Reaproveitamento de 690 litros de óleo, deixando de poluir cerca de 17 milhões de litros de água (estimativa da Sabesp);

- Logística reversa: 1.168 unidades de embalagens plásticas, galões e tecidos SMS destinados para o tratamento adequado por empresa especializada.

Em 2020, o Hospital Santa Virgínia segue expandindo os projetos, deste modo, preservando e utilizando os recursos de maneira consciente. “Este ano, pretendemos aplicar a diminuição de resíduos infectantes no Day Clinic e melhorar a reciclagem de papel e plásticos nos setores administrativos. Também temos a proposta de ampliar os integrantes dos Pássaros Verdes, com colaboradores de diversas áreas fiscalizando o descarte adequado”, falou a enfermeira de Hotelaria Hospitalar. 

Clique e veja mais projetos sustentáveis do Hospital Santa Virgínia

Fonte: Assessoria de Comunicação do Hospital Santa Virgínia | Publicado em: 5/6/2020

 Imprensa  Centenário  Contato
Av. Celso Garcia, 2.294 - Belém - São Paulo/SP
Hospital Santa Virgínia © 2020