Hospital Santa Virginia - Institucional - Notícias



Hospital Santa Virgínia inicia programa de Qualidade de Vida para colaboradores

Novo projeto contempla ações de promoção à saúde, prática de atividades físicas, atendimento psicológico e odontológico, entre outros benefícios

A valorização dos colaboradores é uma das prioridades do Hospital Santa Virgínia (HSV). Assim, a instituição mantém programas que visam promover um estilo de vida mais saudável, favorecendo o bem-estar e a qualidade de vida dos profissionais. A partir de junho de 2018, terá início o projeto Viva Melhor, que ampliará as ações de promoção à saúde, prevenção de doenças crônicas, atendimento médico, odontológico e psicológico, além de estimular a adoção de hábitos saudáveis, com a prática regular de atividades físicas e a alimentação equilibrada.

O programa integra e complementa as iniciativas do Planejamento Estratégico do HSV, com o acompanhamento da Medicina do Trabalho. O projeto contará com especialistas de diversas áreas, que fazem parte da equipe multidisciplinar do hospital, por exemplo, endocrinologistas, cardiologistas, pneumologista, dentista, nutricionistas, psicólogos e educadores físicos.

Saiba mais:

Viva Melhor – Combate à Obesidade

A obesidade é uma doença crônica que pode comprometer a qualidade de vida e dar origem a outras doenças, como diabetes, colesterol alto, hipertensão arterial e problemas cardiovasculares. Assim, o HSV oferece atendimento aos colaboradores que apresentam sobrepeso ou IMC (Índice de Massa Corporal) fora dos padrões adequados. O tratamento é acompanhado pelo Dr. Alexandre Pipolo, endocrinologista, junto com as equipes de Nutrição e Psicologia.

Viva Melhor – Prevenção e tratamento da Diabetes

Segundo pesquisa do Ministério da Saúde, em 10 anos, o número de diabéticos no país praticamente dobrou, passando de 5,5% (em 2006) para 8,9% da população (em 2016). A diabetes é um dos fatores associados à obesidade. O programa do Hospital Santa Virgínia contempla atendimento com o médico endocrinologista Dr. Alexandre Pipolo, além de orientações com nutricionistas e educadora física, visando à melhoria dos índices glicêmicos.

Viva Melhor – Prevenção e tratamento da Hipertensão Arterial Sistêmica

A hipertensão arterial é muito perigosa, pois não apresenta sintomas e pode atingir pessoas de todas as idades. Segundo o Ministério da Saúde, um quarto da população brasileira tem pressão alta (acima de 14 por 9). Consultas periódicas de rotina são muito importantes para o monitoramento da pressão arterial e condições cardiovasculares. O programa Viva Melhor oferece atendimento com o Dr. Jefferson Jaber, cardiologista do HSV.

Viva Melhor – Tratamento do Tabagismo

O cigarro causa mais de 7 milhões de mortes por ano no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).  Além disso, o tabagismo e o fumo passivo são responsáveis por 12% das mortes por doenças cardíacas. No programa de Qualidade de Vida do HSV, o colaborador fumante tem a oportunidade de realizar um tratamento especializado com o pneumologista Dr. Ulisses Rosalino, além do acompanhamento com a equipe de Psicologia.

Viva Melhor – Odontologia preventiva

A saúde bucal é de extrema importância para a qualidade de vida e bem-estar. O atendimento aos colaboradores do HSV, com a odontóloga Dra. Roberta Cury, contempla: orientação de higiene bucal, técnicas de escovação, atendimento preventivo e diagnóstico clínico bucal.

Viva Melhor – Atendimento em Psicologia

A saúde mental é fundamental para a manutenção de uma vida saudável, equilibrada e feliz. De acordo com a OMS, a depressão afeta 11,5 milhões de brasileiros, e o transtorno de ansiedade prejudica 18,6 milhões de pessoas em todo o país. O programa Viva Melhor visa contribuir para a prevenção de doenças psicossociais, oferecendo atendimento com a equipe de Psicologia do HSV.

Viva Melhor – Ginástica Laboral

De acordo com o Ministério do Trabalho, no Brasil, em 2017, quase 200 mil trabalhadores ficaram afastados de suas funções devido a acidentes ou doenças ocupacionais. As principais causas foram fraturas e dorsalgias. Uma das formas de prevenção é a prática de Ginástica Laboral, que abrange todos os setores do HSV, sob a coordenação do educador físico Valzeir Costa.

Viva Melhor – Atividade Física Externa

De acordo com pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 24,6% dos brasileiros praticam caminhada e 9% atividades em academia. O sedentarismo ainda é uma realidade para muitas pessoas, trazendo malefícios para a saúde e qualidade de vida. O programa Viva Melhor incentiva a prática de atividade física pelos colaboradores do HSV, com acompanhamento da profa. Carolina Marques Conceição, especialista em corrida de rua.

 Imprensa  Centenário  Contato
Av. Celso Garcia, 2.294 - Belenzinho - SP
Hospital Santa Virgínia © 2018