Hospital Santa Virginia - Institucional - Notícias



O combate à sepse está em suas mãos

HSV promove campanha sobre a higienização das mãos na prevenção da infecção, mobilizando todos os colaboradores do hospital

Na semana de 21 a 24 de maio de 2018, o Hospital Santa Virgínia (HSV) promoveu mais uma edição da campanha de Higienização das Mãos, com o lema “Está em suas mãos prevenir a sepse na assistência à saúde”. A ação integra o conjunto de práticas desenvolvidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e também está em conformidade com as diretrizes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Em 5 de maio, comemorou-se o Dia Mundial de Higiene das Mãos.

A sepse é uma infecção generalizada que acomete, por ano, no Brasil, cerca de 400 mil pacientes. “A vigilância e a prevenção destes eventos devem ser prioridade no planejamento estratégico das instituições comprometidas com o cuidado à saúde. Por isso, no mês de maio, realizamos esta campanha com o objetivo de conscientizar e orientar os colaboradores sobre a importância da higienização das mãos para evitar a transmissão de microrganismos presentes no ambiente hospitalar”, explicou a Dra. Márcia Marotto, infectologista do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH).

O HSV segue os protocolos assistenciais de segurança do paciente, inclusive o que previne as Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS).

A ação lúdica realizada pela equipe do SCIH envolveu todos os colaboradores da instituição, como médicos, enfermeiros, equipes assistenciais e profissionais de áreas administrativas e de apoio. Nos quatro dias de campanha, a Dra. Márcia, a enfermeira Ana Lucia de Souza e a técnica de enfermagem Eunice Alves visitaram todos os setores do hospital, com a fantasia de “bactéria multirresistente (MR)”, compartilhando orientações e engajando as equipes nas práticas preventivas. Todos os participantes – incluindo pacientes e acompanhantes – receberam um kit com álcool gel e a mensagem-símbolo da campanha, referente à higiene das mãos.

Entre outros objetivos, a campanha reforçou os cinco principais momentos para higienização das mãos: antes de contato com o paciente; antes da realização de procedimentos assépticos; após risco de exposição a fluidos corporais; após contato com o paciente; e após contato com áreas próximas ao paciente. “O ato de higienizar as mãos é simples, mas a adesão dos profissionais de saúde ainda é baixa em todo o mundo. São cinco momentos de higienização, mas muitos cumprem apenas dois”, alertou a Dra. Márcia.

A Dra. Maria Graciela Luongo, nutróloga do HSV, elogiou a ação realizada: “Esta é uma campanha muito importante, à qual todos precisam aderir, para evitar a infecção cruzada. O hábito de higienizar as mãos antes e depois do atendimento pode preservar a vida e saúde dos colaboradores e pacientes”.

“Achei a ação excelente, incentivando a lavagem correta das mãos e a prática da higiene pessoal. Em nosso setor, é fundamental a higienização e assepsia do ambiente e objetos utilizados”, comentou Wesley Vilela Alves, auxiliar de cozinha no Serviço de Nutrição e Dietética (SND).

Fonte: Assessoria de Comunicação do Hospital Santa Virgínia.

Bootstrap Slider
 Imprensa  Centenário  Contato
Av. Celso Garcia, 2.294 - Belenzinho - SP
Hospital Santa Virgínia © 2018