Hospital Santa Virginia - Institucional - Notícias



Programa Viva Melhor encerra primeiro grupo de combate ao tabagismo

Colaboradores participam de tratamento com especialista do HSV, Dr. Ulisses Rosalino, com excelente resultado

Em agosto e setembro de 2018, um grupo de 16 colaboradores do Hospital Santa Virgínia (HSV) participou do tratamento para abandonar o tabagismo. A iniciativa faz parte do programa Viva Melhor, lançado recentemente com o objetivo de contribuir e intensificar as ações em prol da saúde, bem-estar e qualidade de vida dos profissionais do HSV.

O atendimento com o médico pneumologista Dr. Ulisses Rosalino consistiu em sessões em grupo, com orientações personalizadas e acompanhamento periódico pela equipe multidisciplinar do HSV, incluindo enfermeira do trabalho, psicóloga e assistente social. “O grupo teve um alto índice de abandono do cigarro, acima da média. Atribuo este resultado ao comprometimento dos colaboradores que, desde o início, seguiram à risca as orientações e se engajaram no tratamento”, enfatizou o especialista.

“O diferencial do programa é o acolhimento e a proximidade com o médico, que gera empatia e favorece o sucesso do tratamento”, complementou a enfermeira do trabalho Adriana Costa, que integra a equipe de coordenação do programa.

A assistente social Sandra Rodrigues, também do grupo de apoio, valorizou a troca de experiências e a motivação dos participantes. “Um incentivou o outro a persistir e continuar firme no programa. Todos se conscientizaram sobre os benefícios que teriam no futuro, ganhando em qualidade de vida e bem-estar”, ressaltou.

“Parabenizo toda equipe envolvida no programa e, principalmente, os colaboradores, pela força de vontade. As dificuldades surgirão, mas vocês estão acima delas”, incentivou a Irmã Maria Eni Queiroz de Oliveira, vice-presidente do HSV, na reunião de encerramento do grupo.

“A equipe de Psicologia continuará com os atendimentos para auxiliar na prevenção de recaídas e na diminuição do nível de ansiedade”, ressaltou Maricelia Brito de Lima, coordenadora de Psicologia do HSV. Os colaboradores interessados também poderão contar com acompanhamento nutricional para controle do peso.

As inscrições para o programa permanecem abertas. O segundo grupo terapêutico para abandono do tabagismo acontecerá em outubro e novembro de 2018.

Dentre as atividades do programa Viva Melhor, constam a prática de ginástica laboral, grupo de caminhada e corrida no parque, atendimento com médicos especialistas no controle da obesidade, diabetes e pressão alta, prevenção em saúde bucal, atendimento nutricional, psicoterapia e grupos de combate ao estresse. Clique aqui e saiba mais.

Confira depoimentos de participantes do grupo antitabagismo:

“Agradeço ao HSV pela oportunidade de participação no programa. Se não fosse este incentivo e o apoio de toda equipe, eu não teria conseguido. Hoje sou outra pessoa, muito mais ativa. Minha qualidade de vida melhorou bastante: a respiração, o sono, o paladar... Agora estou incentivando outros a pararem de fumar.” (Lucilene Florentino Gonçalves, copeira no SND - Serviço de Nutrição e Dietética)

“O tratamento me ajudou a diminuir a quantidade de cigarros, até parar de vez. Vale a pena persistir. Estou me sentindo melhor, com mais disposição e fôlego para realizar as atividades diárias.” (Eldo Rodrigues dos Santos, encanador no setor de Manutenção)

Fonte: Assessoria de Comunicação do Hospital Santa Virgínia

Bootstrap Slider
 Imprensa  Centenário  Contato
Av. Celso Garcia, 2.294 - Belenzinho - SP
Hospital Santa Virgínia © 2018