Hospital Santa Virginia - Institucional - Notícias



Santa Clara

Santa Clara nasceu em Assis, na Itália, em 1193. Pertencia a uma família nobre. Seu pai se chamava Favorino de Offreducco, e sua mãe, Ortolana da Fiume.

Fervorosa na fé, desde jovem tinha o hábito de rezar e buscar a conversão. Logo já exercia a piedade cristã, distribuindo esmolas e atendendo as pessoas que mais necessitavam.

De família tradicional, aos 15 anos, Clara já tinha alguns pretendentes, sendo que um deles agradava a seus pais. Porém, certo dia, em uma conversa com a mãe, confessou que tinha se consagrado a Deus.

Com aproximadamente 18 anos, Santa Clara fugiu de casa e foi ao encontro de Francisco de Assis e os frades, na Porciúncula, entregando, assim, suas vestes luxuosas e vestindo uma túnica semelhante à dos franciscanos.

Depois Clara e outras moças seguidoras de Francisco de Assis se dirigiram à igreja São Damião, em Assis, onde deram início à ordem contemplativa e feminina franciscana, a Ordem “Clarissas”.

Santa Clara ficou conhecida quando resistiu à invasão dos soldados muçulmanos, que entravam nos conventos para matar as monjas e destruir tudo. Nessa época, Clara já estava doente e pediu que a colocassem diante da porta principal do convento; com o Ostensório com Jesus Sacramentado, expulsou os mouros.

Em 1253, Clara assistiu à celebração da Eucaristia, sem precisar sair do seu leito; por isso, é conhecida como a padroeira da televisão e de todos seus profissionais. Santa Clara faleceu aos 60 anos, em 1253, servindo ao Senhor durante 41 anos de sua vida. Foi canonizada pelo Papa Alexandre IV, dois anos após a sua morte.

Oração a Santa Clara

Ó Santa Clara, para seguir a Jesus mais perto, fizestes dele a razão de vossa existência e vos desapegastes dos bens materiais.

Até hoje somos tocados por esse vosso exemplo e também queremos fazer de Deus o centro de nossa vida, impulsionados pela ação do Espírito Santo e amparados por vossa proteção.

Fontes: Portal A12 e Canção Nova

 Imprensa  Centenário  Contato
Av. Celso Garcia, 2.294 - Belenzinho - SP
Hospital Santa Virgínia © 2018