Hospital Santa Virginia - Institucional - Notícias



Centro de Estudos HSV promove palestra sobre Saúde Bucal

Equipe de Odontologia do Hospital Santa Virgínia explicou a importância da higiene oral para a prevenção de doenças

Em 31 de outubro de 2019, os colaboradores do Hospital Santa Virgínia (HSV) participaram de mais uma palestra promovida pelo Centro de Estudos HSV, sobre o tema: “A importância da saúde bucal”. Em 25 de outubro, foi comemorado o Dia Nacional da Saúde Bucal, uma iniciativa do Ministério da Saúde para conscientizar a população sobre os cuidados de higiene da boca, que refletem na saúde geral. 

No início da apresentação, a odontóloga do HSV, Dra. Roberta Cury, explicou sobre os problemas mais comuns na cavidade oral, entre eles, a cárie, a placa bacteriana, o tártaro (placa calcificada), a gengivite (inflamação na gengiva), a periodontite (infecção que pode levar à perda do dente) e a halitose (mau hálito). “Além dessas doenças bucais, a má higiene oral pode causar e agravar outros problemas de saúde, como pneumonias e doenças cardiovasculares”, alertou. Por este motivo, durante a internação no HSV, os pacientes recebem acompanhamento da equipe de Odontologia Hospitalar, prevenindo esses fatores de risco. 

Na sequência, a técnica em Saúde Bucal, Jéssica Fernandes, compartilhou orientações para melhorar os hábitos de higiene oral, ressaltando os principais meios de prevenção: “A cada seis meses, é fundamental realizar uma consulta de rotina ao dentista, incluindo a limpeza completa dos dentes”. Entre os cuidados diários, recomendou manter uma alimentação balanceada e evitar comer no intervalo das refeições (em especial, doces e alimentos com muito açúcar). Também explicou o passo a passo para uma boa higiene, obedecendo à ordem: 1º.) uso do fio dental; 2º.)  higienização da língua; 3º.) escovar os dentes com a escova apropriada (cerdas regulares e macias); e 4º.) complementar com o enxaguatório bucal (sem álcool). 

Os colaboradores puderam esclarecer dúvidas e interagir com as especialistas durante a palestra. Todos os participantes receberam um kit contendo creme dental. Antonio Silvestre de Souza Jr., do setor de Compliance, foi sorteado com uma cesta de produtos para a higiene bucal. “O evento foi um sucesso! As profissionais reforçaram a importância da escovação correta e orientaram ir ao dentista antes de começar a sentir dor, para uma avaliação e higienização dos dentes; esta é a forma mais eficaz para evitar cáries, tártaros e outras doenças”, comentou. 

No encerramento da palestra, a auxiliar administrativa Fabiana Feitosa explicou sobre o atendimento odontológico oferecido pelo hospital, por meio do programa Viva Melhor, convidando os colaboradores a se inscreverem e aproveitarem este benefício. “O Viva Melhor é um grande diferencial fornecido pela instituição, trazendo, assim, mais qualidade de vida e cuidados aos colaboradores. Sou grato por fazer parte deste programa”, disse Antonio.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Hospital Santa Virgínia

Publicado em: 5/11/2019

Bootstrap Slider
 Imprensa  Centenário  Contato
Av. Celso Garcia, 2.294 - Belenzinho - SP
Hospital Santa Virgínia © 2018