Hospital Santa Virginia - Institucional - Notícias



Voluntários do Programa Ação Solidária levam esperança às crianças atendidas em Vinhático

“A presença de vocês aqui e toda a ajuda do Programa Ação Solidária são provas da delicadeza de Deus”. Foi assim que a Irmã Maria Imaculada, que atua no Projeto Casa Terezinha Zonfrilli, agradeceu a visita de um grupo de voluntários do Hospital Santa Virgínia ao distrito de Vinhático, na cidade de Montanha, no sertão do Espírito Santo, entre 23 e 27 de junho de 2016.

A equipe, formada por médicos, enfermeiros e profissionais de diversas áreas do HSV, promoveu ações de integração social e avaliação da saúde das crianças e dos jovens atendidos pela instituição.

A visita deste ano só foi possível em razão das doações de colaboradores do HSV e da mobilização de suas famílias. “Quero agradecer a cada pessoa que fez uma doação, por mais singela que tenha sido, fez a diferença na vida das crianças”, afirma a gerente de Humanização, Claudia Canegrati.

Ela também destaca a participação de diversos colaboradores na gravação de um vídeo, mostrando que os voluntários já estavam prontos e ansiosos para a viagem. O vídeo com o tema Estamos chegando foi visto pela comunidade de Vinhático por meio das redes sociais.

Nesta segunda visita, foi possível realizar uma avaliação comparativa da saúde das crianças e dos adolescentes. A equipe do HSV constatou que houve melhora no desenvolvimento deles desde a primeira visita do grupo ao local, em junho de 2015, quando os médicos fizeram o prontuário de cada um. Agora, eles analisaram esses prontuários. “Com o empenho de todos os profissionais, as crianças e jovens estão com uma condição de saúde melhor”, destaca Claudia.

Os voluntários também desenvolveram atividades recreativas e palestras sobre diversos temas. “Nossas ações complementaram o trabalho desenvolvido pela Irmã Maria Dias, na área educacional, que contribui bastante para o desenvolvimento dos pequenos. Quanto à alimentação, não temos palavras para expressar tamanha evolução”, acrescenta Claudia.

Após as palestras, as crianças receberam materiais de arte para ilustrar o que foi compreendido. Elas também foram presenteadas com pares de chinelos, doados por uma colaboradora que participou diretamente desta ação. “Ao darmos algo tão simples, conseguimos despertar nelas um pouco de esperança para o futuro”, observa a gerente de Humanização.

O grupo também prestou atendimento aos colaboradores que atuam na instituição e aos adultos da comunidade. Dentre outras ações, os profissionais ministraram palestras sobre doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), cuidados e higiene bucal, e prevenção do consumo de drogas e bebidas alcóolicas.

Os médicos e enfermeiros ainda atenderam moradores da região no posto de saúde da comunidade, dando consultas e orientação de higiene pessoal. Todos os materiais de apoio utilizados nos atendimentos foram doados por meio do Programa Ação Solidária. 

Veja Mais:

Festa Junina
Missa
Despedida
Novos Voluntários 

 Imprensa  Centenário  Contato
Av. Celso Garcia, 2.294 - Belenzinho - SP
Hospital Santa Virgínia © 2018