Hospital Santa Virginia - Institucional - Notícias



Voluntários do Programa Ação Solidária fazem 3ª visita a Vinhático

Entre os dias 29 de junho e 3 de julho de 2017, um grupo de 36 voluntários do Hospital Santa Virgínia visitou o distrito de Vinhático, na cidade de Montanha, no sertão do Espírito Santo. As Irmãs da Congregação das Filhas de Nossa Senhora do Monte Calvário, que mantêm o Projeto Casa Terezinha Zonfrilli, agradeceram a presença, o trabalho, o esforço e a dedicação de todos que participaram da ação.

A equipe formada por médicos, enfermeiros e colaboradores de diferentes áreas do HSV promoveu ações de integração social e avaliação da saúde das crianças e dos jovens atendidos pela instituição – por exemplo, em bucomaxilofacial, clínica médica, pediatria e exames de visão. Pela primeira vez, o grupo também prestou atendimento aos adultos da comunidade, com consultas, entrega de medicamentos, orientações de higiene pessoal e palestras sobre autoestima e alimentação saudável.

Claudia Canegrati, gerente de Humanização, agradeceu a participação direta e indireta de todos que contribuíram para a realização do projeto: “Agradeço imensamente a todos que fazem parte desta Ação Solidária. Pois, a cada doação recebida, é uma enorme vitória, principalmente levando em conta a situação atual do nosso País”.

Assim como no ano anterior, foi realizada uma avaliação comparativa das crianças e dos adolescentes. “A melhora é visível em todos os segmentos (saúde, higiene e crescimento), pois, além do nosso trabalho assistencial, existe um empenho diário das Irmãs”, afirma Claudia.

Os voluntários (que foram apelidados de Minions devido à camiseta amarela) também realizaram palestras sobre diversos temas, entre eles: “a diferença entre sexo e sexualidade”, complementando o trabalho realizado pela Irmã Maria Rosa na área educacional da instituição. “O intuito é mostrar o quanto são capazes e inteligentes, tendo como objetivo despertar o interesse do que a vida pode lhes proporcionar”, destaca Claudia.

As crianças também foram presenteadas com vários itens: mochila, kit de higiene bucal, bonés, kit de manicure, um par de chinelos, entre outros. Todos os materiais de apoio utilizados nos atendimentos foram doados por meio do Programa Ação Solidária. “Eles se sentem importantes em saber que existem pessoas que os amam e lhes querem bem”, afirma a gerente de Humanização.



Já virou tradição! Como nos anos anteriores, o grupo da Ação Solidária, em parceria com a comunidade local, preparou a Festa Junina realizada nas instalações ao lado da creche.

A festa teve a tradicional dança da quadrilha, que contou com a participação das crianças e dos integrantes da Ação Solidária. “A dança deixa todos os pequeninos extremamente felizes e ansiosos”, afirma a gerente de Humanização.

A comemoração teve barracas de doces e salgados, preparados pelos moradores da região. Os voluntários do projeto organizaram jogos e brincadeiras, com prendas arrecadadas na campanha realizada no HSV. “O esforço é algo que nasce, cresce e se fortalece em cada participante, pois tudo é realizado com pura emoção e de todo coração”, conclui Claudia.


A novidade desse ano ficou por conta da peça de teatro realizada por alguns voluntários do Programa Ação Solidária. Caracterizados como os personagens da “Turma do Chaves”, os colaboradores apresentaram o espetáculo que abordou os temas de higiene pessoal e boa alimentação. “A reação da plateia foi fantástica. Eles interagiram com cada personagem do elenco, fazendo com que as crianças e adultos pensassem e praticassem o que foi transmitido e ensinado no decorrer do projeto”, comenta Claudia Canegrati.

Como no ano anterior, foi realizado um almoço de confraternização, com a presença dos pais, familiares e das crianças atendidas pela Casa Terezinha Zonfrilli. A refeição serviu cerca de 300 pessoas, com o recurso das doações do Programa Ação Solidária.


No dia 2 de julho, as equipes do Projeto Casa Terezinha Zonfrilli e os voluntários do Ação Solidária do HSV participaram de uma missa, celebrada na igreja da comunidade. Durante a cerimônia, o sacerdote agradeceu o empenho de todos e pediu a proteção para os colaboradores. “Vamos acolher os amigos do projeto, que vieram de longe participar desse momento. Que Deus vos abençoe sempre, que o Imaculado Coração de Maria vos guie e proteja”, afirmou.

No período da tarde, ocorreu uma homenagem das crianças da creche para os voluntários da Ação Solidária, com músicas e instrumentos. “As crianças destacaram entre as canções o tema gratidão. Todos se emocionaram profundamente, saíram realizados por inteiro”, relembra Claudia Canegrati.


Para esta edição, o Programa Ação Solidária contou com a participação de 12 novos voluntários do HSV: Aline Cristina de Oliveira da Silva, da Central de Autorizações; Arijane Oliveira do Nascimento Santos, Zuleide Zulmira Santos, Suely Severino da Silva Borges e Fábio Ricardo Muniz de Couto, da Enfermagem; Daniel Quirino de Oliveira e Josenildo Furtunato da Silva, de Obras; Maria de Fátima Brito Lins, da Tecnologia da Informação; Gean Almeida Santana, da Humanização; além das médicas Elaine Nespoli, Fabiana Franca e Simone Quaglia.

Para Claudia Canegrati, gerente de Humanização, sempre é bom “renovar” os voluntários para que todos tenham oportunidades de participar do projeto e contribuir da sua forma. “Sempre é bom convidarmos novos integrantes, pois novas ideias surgem e podemos inovar as atividades no planejamento, sempre com eficiência, respeito e união entre todos os participantes”, ressalta. Clique no botão abaixo e confira depoimentos dos novos participantes sobre a 3ª visita a Vinhático:



Bootstrap Slider
 Imprensa  Centenário  Contato
Av. Celso Garcia, 2.294 - Belenzinho - SP
Hospital Santa Virgínia © 2018